Roberto A. Martins

Doutor em Engenharia de Produção (POLI/USP)
Ícone Endereço Via Washington Luí­s, Km235 - DEP/UFSCar
Ícone Telefone (16) 3351-9531/3351 8237
Ícone Email ram@dep.ufscar.br
Ícone CNPq Currículo Lattes
Ícone HomePage http://scholar.google.com/citations?user=tqwc0pwAAAAJ&hl=en

- Professor Titular - Pesquisador do GEPEQ - Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Mestre em Engenharia Mecânica (Área de Engenharia de Produção) pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - Engenheiro de Produção-Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo


Publicações Selecionadas

  • MARTINS, Roberto A.
    Sistemas de medição de desempenho: um modelo para estruturação do uso. Tese, Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, 1998.
  • MARTINS, Roberto A. ; CARPINETTI, Luiz César Ribeiro
    Continuous improvement strategies and production competitive criteria: some findings in Brazilian industries. Total Quality Management, v. 12, n. 3, p. 281-291, 2001.
  • OLIVEIRA, Gerusa Tinasi de ; MARTINS, Roberto A.
    Efeitos da Adoção do Modelo do Prêmio Nacional da Qualidade na Medição de Desempenho: estudos de caso em empresas ganhadoras do prêmio. Gestão e Produção (UFSCar), v. 15, p. 167-179, 2008. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0104-530X2008000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
  • MARTINS, Roberto A. ; COSTA NETO, Pedro L. O.
    Indicadores de desempenho para a gestão pela qualidade total: uma proposta de sistematização. Gestão & Produção, v. 5, n. 3, p. 298-311, 1998.
  • MARTINS, R. A. ; SACOMANO, J. B.
    Integração, flexibilidade e qualidade: os caminhos para um novo paradigma produtivo. Gestão & Produção, v. 01, n. 02, p. 153-170, 1994.
  • ATTADIA, Lesley C. L. ; MARTINS, Roberto A.
    Medição de desempenho como base para evolução da melhoria contí­nua. Revista Produção, v. 13, n. 2, p. 33-41, 2003.
  • TOLEDO, J. C. ; FERRARI, F. M. ; ALLIPRANDINI, D. H. ; MARTINS, R. A. ; MARTINS, M. F. ; SILVA, S. L.
    Product development process in the Brazilian autoparts industry: management practices and trends. International Journal of Automotive Technology and Management, UK, v. 4, n. 1, p. 40-61, 2004.
  • MARTINS, Roberto A. ; TOLEDO, José C.
    Proposta de modelo para elaboração de programas de gestão para a qualidade total. Revista de Administração da USP, v.33, n.2, p.52-59, 1998.
  • MERGULHÃO, R. C. ; MARTINS, R. A.
    Relação entre Sistema de Medição de Desempenho e Projetos Seis Sigma: múltiplos estudos de caso. Produção (São Paulo), v. 18, p. 342-358, 2008. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0103-65132008000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
  • MARTINS, Roberto A. ; TOLEDO, José C.
    Total quality management programs: a framework proposal. Work Study, v. 49, n. 4, p. 145-151, 2000.

Projetos

- Uso de Big Data Analytics em Sistemas de Medição de Desempenho
- Medição de Desempenho para a Gestão da Cadeia de Suprimentos
- Sistemas de Medição de Desempenho para Sustentabilidade
- Estudo sobre a Maturidade dos Sistemas de Medição de Desempenho
- Uso da Medição de Desempenho como Direcionador no Desenvolvimento de Sistema de Medição de Desempenho

Áreas de Pesquisa

  • Medição de Desempenho
    • O objetivo é pesquisar empiricamente o uso e as práticas de medição de desempenho para suportar a concepção de métodos de diagnóstico, desenvolvimento, implementação e formas de uso de sistemas de medição de desempenho que forneçam informações para apoiar a tomada de decisão nas atividades de planejamento, controle e melhoria do desempenho organizacional.
  • Desenvolvimento de Instrumento Informatizado para Avaliação da Maturidade de Sistemas de Medição de Desempenho
    • Este projeto tem por objetivo desenvolver um instrumento informatizado para avaliar a maturidade de sistemas de medição de desempenho de forma a auxiliar a gestão do processo de medição de desempenho. Forças internas e externas às organizações atuam como alavancas para evolução da medição de desempenho. Isto requer mudanças dos sistemas de medição de desempenho de forma a se manterem adequados ao uso. Na literatura pesquisada, foram encontrados modelos de maturidade que podem guiar o desenvolvimento de instrumento, porém esses modelos não tratam da totalidade das dimensões importantes para o desenvolvimento de sistemas de medição de desempenho, tais como: a infra-estrutura ou todas as atividades da medição de desempenho. Desta forma, surge uma oportunidade para o desenvolvimento de uma pesquisa para, primeiro, desenvolver um modelo e, depois, um instrumento informatizado de avaliação da maturidade de sistemas de medição de desempenho. A abordagem de pesquisa será, num primeiro momento, qualitativa, com a realização de estudos de caso, para refinamento do modelo de maturidade concebido de forma dedutiva da revisão bibliográfica. A partir do estado da arte e das informações empíricas, a abordagem será quantitativa para o desenvolvimento do instrumento informatizado de avaliação da maturidade de sistemas de medição de desempenho. Em seguida serão feitas aplicações em algumas organizações parceiras para verificar de forma parcial a validade do instrumento informatizado de desenvolvimento para avaliação da maturidade dos sistemas de medição de desempenho
  • Gestão da Qualidade como um Fator para Mudanças da Medição de Desempenho
    • O objetivo deste projeto é investigar empiricamente o processo de mudança ocorrido na medição de desempenho por empresas que tenham adotado o modelo de gestão pela qualidade total. Tal investigação poderá fornecer elementos importantes para o campo da medição de desempenho na medida em que poderá ser melhor entendidas as forças e os fatores que direcionam a dinâmica dessa área. Esse entendimento pode permitir aos praticantes uma melhor gestão do processo de mudança da medição de desempenho para facilitar a implementação da gestão pela qualidade total.
  • Sistematimatização de Arquétipos do Uso da Medição de Desempenho
    • O uso da medição de desempenho não é igual nem para todos os usuários e nem para um mesmo usuário, i.e., existem motivos diferentes para usuários diferentes usarem a medição de desempenho e um mesmo usuário pode ter propósitos em momentos diferentes. Desta forma, é importante o desenvolvimento de sistemas de medição de desempenho que tenham como direcionador-chave o uso da medição de desempenho. O primeiro passo neste sentido é necessário conhecer os tipos de uso e os usuários tí­picos da medição de desempenho para tornar tal proposta uma realidade. Assim, o objetivo principal deste projeto de pesquisa é sistematizar os arquétipos do uso da medição de desempenho de forma a facilitar o desenvolvimento de sistemas de medição de desempenho que têm como direcionador-chave o uso da medição de desempenho. O ponto central desta proposta é levantar, tanto na literatura como empiricamente, quais são os fatores que facilitam ou limitam o uso da medição de desempenho. Eles permitirão a identificação e sistematização dos arquétipos.

 

Departamento de Engenharia de Produção
Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Telefone: (16) 3351-8236 (PABX) Fax: (16) 3351-8240
Rod. Washington Luís - Km 235
São Carlos, São Paulo - Brasil
CEP: 13565-905
Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Telefone: (16) 3351-8111 (PABX)
Fax: (16) 3351-2081