Histórico

DEP-UFSCarO desenvolvimento da Engenharia de Produção no Brasil foi impulsionado pela instalação, especialmente a partir da década de 50, de empresas multinacionais que trouxeram no seu organograma funções como tempos e métodos, planejamento e controle da produção e controle de qualidade, por exemplo. Essas novas demandas influenciaram o mercado de trabalho, que passou a procurar profissionais que extrapolavam a formação técnica tradicional oferecida pelas faculdades e escolas da época. Além da instalação das multinacionais, o crescimento das empresas nacionais e estatais também foi responsável pelo aumento da demanda por administradores e engenheiros de produção.

Os cursos de Engenharia de Produção da UFSCar, que estão entre os primeiros a serem criados no Brasil, tiveram início em 1976 com duas modalidades (Produção Química e Produção Materiais). A criação desses cursos implicou na criação do Departamento de Engenharia de Produção (DEP/UFSCar), cujas iniciativas sempre estiveram ligadas à própria história desta área no País. Por exemplo, em 1993 foi criado, na UFSCar, o curso de Engenharia de Produção Agroindustrial, uma modalidade até então inexistente no País, com o objetivo de formar profissionais para atuar no agronegócio nacional e internacional.

O DEP/UFSCar montou o seu Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção no ano de 1992, com o mestrado, e em 1999 com o doutorado.

Em 1980 o DEP/UFSCar promoveu e sediou o I Encontro Nacional de Ensino de Graduação de Engenharia de Produção (ENEGEP), na Universidade Federal de São Carlos. Desde então, esse evento cresceu, ampliou seu escopo de atuação em 2005, na sua 25a. edição, com o novo nome de Encontro Nacional de Engenharia de Produção, é o fórum científico mais importante da EP no País. Em 1995, o ENEGEP passou a ter caráter internacional com a realização simultânea do I International Congress of Industrial Engineering and Operations Management, congresso esse que teve sua primeira edição promovida pela UFSCar.

O DEP/UFSCar participou da criação da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), fazendo parte de sua diretoria fundadora.DEP-UFSCar

Em termos de contribuição para a difusão de conhecimento científico sobre EP, o DEP/UFSCar edita, há 10 anos, uma das mais importantes revistas de Engenharia de Produção do Brasil, a Gestão & Produção (G&P). Editada quadrimestralmente, a G&P faz parte do acervo da biblioteca eletrônica SciELO, sendo possível acessar o conteúdo da revista pela internet – http://www.scielo.br/gp. Nos números regulares são publicados artigos de todas as áreas da EP. Já nas edições especiais são tratadas temáticas como: Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão da Qualidade, Estratégia de Operações, PCP, Logística, Gestão de Tecnologia entre outras.

A partir de 2005 foi realizada uma ampla modificação curricular, fundindo-se os três cursos existentes numa única graduação plena, visando formar um profissional com conhecimentos mais abrangentes em processos produtivos e, ao mesmo tempo, mais completo nos temas de formação específica da Engenharia de Produção.

DEP/UFSCar ministra, também, Cursos de Especialização Lato Sensu nas áreas de Gestão da Produção, Gestão da Produção Agroindustrial e Gestão Organizacional e Recursos Humanos. Todos esses cursos seguem a Resolução Nº 1 de 03 de abril de 2001 do Conselho Nacional de Educação, que orienta a formação de profissionais especialistas.

 

 

Departamento de Engenharia de Produção
Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Telefone: (16) 3351-8236 (PABX) Fax: (16) 3351-8240
Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Telefone: (16) 3351-8111 (PABX)
Fax: (16) 3351-2081
Rod. Washington Luís - Km 235
São Carlos, São Paulo - Brasil
CEP: 13565-905