Ergo&Ação DEP/UFSCar

Catalogado em Outros

01/07/2009 por Leandro Canali Ramos

Projetos realizados pelo Grupo Ergo&Ação do DEP/UFSCar no período de 1999 a 2004 na área Operacional e nas Agências da ECT produziram resultados acadêmicos e tecnológicos.

Na área acadêmica a tese do professor Nilton Luiz Menegon, defendida na COPPE/UFRJ, tratou das relações entre ergonomia e projeto do trabalho. A tese da pesquisadora Mônica Matsukura, defendida no DEP/UFSCar, tratou das representações sociais dos atores envolvidos sobre as relações entre saúde e trabalho. Ainda, diversos artigos foram publicados em congressos e revistas.

No campo tecnológico foram desenvolvidas 25 categorias de equipamentos para a área operacional da ECT e o mobiliário paras as Agências. A ECT está divulgando em vídeo as implementações que ocorreram a partir de 2002.

A divulgação deste vídeo é oportuna e demonstra como a articulação entre universidade e as organizações públicas ou privadas podem produzir resultados efetivos. Neste caso específico, os desenvolvimentos decorrentes dos projetos impactam positivamente as condições de trabalho de cento vinte mil trabalhadores.

Clique aqui para ver o vídeo em alta resolução.

Clique aqui para ver o vídeo em baixa resolução.

ATENÇÃO: Pode ser necessária a instalação de um pacote de codecs para rodar o arquivo de vídeo em baixa resolução. Para baixá-lo, clique aqui.