Submissão de Artigos

Os artigos devem ser submetidos pelo novo sistema de submissão Submit, que pode ser acessado pelo endereço: http://gp.submitcentral.com.br.

Missão

Ser um meio de divulgação de trabalhos originais ou que apresentem resultados de estudos e pesquisas na área de Engenharia de Produção.

Política Editorial

Gestão & Produção é uma publicação dirigida a um público formado principalmente por: professores e pesquisadores que atuam na área de Engenharia de Produção; pós-graduandos e graduandos em Engenharia de Produção; profissionais de empresas e institutos que fazem uso dos conhecimentos e técnicas da Engenharia de Produção.

A Gestão & Produção publica artigos inéditos que:
  1. representam um avanço técnico-científico;
  2. retratam e analisam casos/situações de empresas ou apresentam experiências oriundas de alguma aplicação real;
  3. fazem uma revisão completa de um tema ou assunto;
  4. fazem uma revisão parcial, porém útil, tornando-se assim uma contribuição efetiva; e
  5. fazem uma análise crítica de algum artigo já publicado na Gestão & Produção;
  6. O artigo deverá ser digitado em Word for Windows® ou RTF, com letra Times New Roman e com tamanho 12 e espaçamento entre linhas de 1,5. A especificação para as margens superior, inferior, à direita e à esquerda é de 2,5 cm. O tamanho do papel deverá ser A4 (210 x 297 mm). O arquivo não deve ultrapassar o tamanho de 3 MB;
  7. O texto deverá ter no mínimo 18 páginas e não deverá ultrapassar o número de 22 páginas. O espaço necessário para as referências bibliográficas não está considerado nestes limites. Para artigos do tipo 5 (veja política editorial acima), o tamanho máximo é 10 páginas;
  8. O idioma adotado é português, incluindo título e resumo em inglês ou espanhol se pelo menos um dos autores tiver filiação fora do país;
  9. A estrutura do texto deve ser a seguinte:
  10. Título;
  11. Autores (nome do autor, afiliação institucional, endereço e endereço eletrônico – quando os autores tiverem a mesma afiliação e endereço, digitar uma vez);
  12. Resumo em português;
  13. Palavras-chave, máximo de seis;
  14. Texto;
  15. Agradecimentos, se houver;
  16. Anexos;
  17. Referências bibliográficas
  18. Título em inglês; abstract; e key words.
  19. As figuras com boa qualidade de impressão devem ser incorporadas no texto. Caso não seja possível, elas devem ser encaminhadas juntamente com o artigo e a posição delas no texto deve ser devidamente indicada. Não haverá impressão a cores. Não utilizar notas de rodapé em circunstância alguma. As expressões matemáticas devem ser numeradas consecutivamente. Em números decimais para textos em português ou espanhol, utilizar vírgulas, e não ponto. As palavras estrangeiras que aparecerem no texto deverão estar em itálico (por exemplo: et al.).
  20. As referências bibliográficas devem ser citadas no texto seguindo o padrão ABNT, estabelecido pela norma NBR 6023:2002, ou padrão Harvard. A lista das referências deve ser apresentada em ordem alfabética do último sobrenome do primeiro autor.
O artigo submetido deve ser original, excetuando-se os casos em que já foi resumidamente publicado em anais de congresso e que, completo, tem informações adicionais relevantes que representem uma contribuição efetiva ou foi publicado em periódico estrangeiro de pouca penetração no Brasil.
Não será aceito artigo subdividido e encaminhado em partes.
O conteúdo do artigo é de inteira responsabilidade de seus autores.

O assunto tratado no artigo submetido deve mostrar aderência com as áreas da Engenharia de Produção. A melhor forma para isso é relacionar o trabalho desenvolvido com outros anteriormente publicados em periódicos reconhecidamente da área de Engenharia de Produção.

Após a primeira rodada de avaliação, a partir da data de recebimento do resultado da avaliação do artigo os autores terão quatro meses para nos encaminhar a versão revisada de seu artigo, pois depois desse prazo o artigo será retirado do processo de avaliação e arquivado.