Submissão de artigos

As submissões podem ser feitas em Português e Inglês. Após o artigo ser aceito para a publicação na revista G&P, será necessário que os autores enviem no sistema submission as versões finais em português e inglês. Faz-se necessário o artigo em inglês diante as novas exigências impostas pelas instituições avaliadoras e de fomento em periódicos do Brasil e exterior. Os artigos devem ser submetidos pelo sistema de submissão Submit, que pode ser acessado pelo endereço: http://gp.submitcentral.com.br

Informações aos autores

Antes de submeter o seu artigo, solicitamos que verifique se ele se enquadra na Política Editorial da Gestão & Produção. Artigos considerados não aderentes à Política Editorial serão devolvidos aos autores.Os artigos passam por uma avaliação preliminar das normas e de formato de submissão.

Cada artigo será avaliado por pelo menos dois referees (blind-review). Caberá ao Conselho Editorial a interpretação das avaliações. Um artigo com dois pareceres desfavoráveis será recusado. Os artigos aceitos com revisão ainda passarão por uma avaliação final para verificar se as solicitações dos referees foram atendidas.

Caso o seu artigo seja aceito com revisão substancial, ele entrará novamente em processo de avaliação.

Após a aprovação do artigo os autores tem 30 dias para enviar a versão revisada. O não envio da versão revisada no prazo estabelecido acarretatá o cancelamento da submissão do artigo.

Os membros do Conselho consultivo são os representantes da Gestão & Produção junto a suas instituições e podem ou não vir a fazer parte do corpo de referees para um determinado volume. Quando for necessário são utilizados referees ad-hoc.

Forma e Preparação dos artigos

O artigo deverá ser digitado em Word for Windows®,Writer do Open Oficce com letra Times New Roman e com tamanho 12 e espaçamento entre linhas de 1,5. A especificação para as margens superior, inferior, à direita e à esquerda é de 2,5 cm..O arquivo não deve ultrapassar o tamanho de 3M. O texto não deverá ultrapassar o número de 22 páginas mais as referências bibliográficas. As submissões podem ser feitas em português e inglês, porém caso o artigo seja aprovado os autores terão que enviar uma versão em inglês do artigo.

No ato da submissão, os autores devem inserir no Submit dois arquivos, um com a identificação dos autores e outro com o texto a ser avaliado sem a identificação dos autores.

O texto deverá ter no mínimo 18 páginas e não deverá ultrapassar o número de 22 páginas. O espaço necessário para as referências bibliográficas não está considerado nestes limites. O idioma adotado é português, incluindo título e resumo em inglês ou espanhol. Não fazer referência a número de página e sim a seções do texto.

A estrutura do texto deve ser a seguinte:

  • Título;
  • Title;
  • Nome dos autores (por extenso; sempre apresentar números de endereços e endereço eletrônico); após a submissão do artigo não será permitida a inserção de novos autores
  • Afiliação de todos os autores - quando os autores tiverem a mesma afiliação e endereço, digitar uma vez), Modelo: Grupo, Laboratório, Programa, Departamento, Instituto, Faculdade ou Escola, Universidade SIGLA, Endereço, CEP, Cidade, UF, Pais, email;
  • Resumo em português;
  • palavras-chave, máximo de seis;
  • texto;
  • agradecimentos, se houverem;
  • Suporte Financeiro (Por favor, escrever se há ou não suporte financeiro);
  • anexos;
  • referências bibliográficas;
  • título em inglês;
  • abstract; e key words.
Equações, Tabelas e Quadros; Equações: devem estar editáveis, numeradas em algarismos arábicos e citadas na ordem que aparecerem no texto Tabelas: todas devem estar editáveis com a numeração em algarismo arábicos. Devem ser citadas na ordem em que aparecem no texto. As tabelas devem estar no artigo em seguida às "Referências". Quadros: devem seguir as mesmas orientações para "Tabelas". Figuras; As figuras(leia-se: gráficos, imagens, fluxogramas, desenhos, etc) devem estar citados no corpo do texto em algarismos arábicos e apresentar resolução de 300 dpi. Figuras podem estar dentro ou fora do documento desde que seja apresentado somente um exemplar de cada figura citada no texto. As legendas de figuras devem estar logo abaixo das mesmas. Caso Haja texto na figura, verificar se este se encontra no idioma do artigo. As figuras com boa qualidade de impressão devem ser incorporadas no texto. Caso não seja possível, elas devem ser encaminhadas juntamente com o artigo e a posição delas no texto deve ser devidamente indicada. Não haverá impressão a cores. Não utilizar notas de rodapé em circunstância alguma. As expressões matemáticas devem ser numeradas consecutivamente. Em números decimais para textos em português ou espanhol, utilizar vírgulas, e não ponto. As palavras estrangeiras que aparecerem no texto deverão estar em itálico (por exemplo: et al.).

As referências bibliográficas devem ser citadas no texto seguindo o padrão APA, estabelecido na sexta edição do Manual de Publicação da American Psychological Association. A lista de referências deve ser apresentada em ordem alfabética do último sobrenome do primeiro autor.

Exemplos APA. As citações feitas no corpo do texto devem ser sempre seguidas do ano de publicação da referência: Donaire (1999) ou (Donaire, 1999). Quando dois autores, indicar os sobrenomes dos autores separados por “&”: Ackermann & Eden (2001) ou (Ackermann & Eden, 2001). Havendo mais de dois autores, citar o sobrenome do primeiro, seguido da expressão “et al.”: Manso et al. (2015) ou (Manso et al., 2015). Se houver mais de um artigo dos mesmos autores publicados no mesmo ano, faça a distinção com letras minúsculas: Manso et al. (2015a, b).

Todas as citações feitas no texto devem ser referenciadas seguindo o padrão APA, estabelecido na sexta edição do Manual de Publicação da American Psychological Association. A lista de referências deve ser organizada em ordem alfabética, deve apresentar o nome de todos os autores das referências e os nomes dos periódicos devem ser indicados por extenso, seguindo os modelos abaixo:
  • Livro - Donaire, D. (1999). Gestão ambiental na empresa (2 ed.). São Paulo: Atlas.
  • Capítulo de livro - Ackermann, F., & Eden, C. (2001). SODA: journey making and mapping in practice. In J. Rosenhead & J. Mingers (Eds.), Rational analysis in a problematic world revisited (2 ed., pp. 43-61). London: Wiley.
  • Artigo de periódico - Manso, D. F., Suterio, R., & Belderrain, M. C. N. (2015). Estruturação do problema de gerenciamento de desastres do estado de São Paulo por intermédio do método Strategic Options Development and Analysis. Gestão & Produção, 22(1), 4-16. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530X1105-13.
  • Dissertação e tese - Miranda, G. J. (2005). Valor de empresas e medidas de desempenho econômico: um estudo em empresas atacadistas brasileiras (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia
  • Trabalho apresentado em evento - Camilloti, B. M., Israel, V. L., & Chi, A. (2006). Necessidade de um sistema de apoio à decisão em acupuntura. In Anais do X Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (pp. 1-3). Florianópolis: SBIS.
  • Legislação - Brasil. (1991, 25 de setembro). Lei nº. 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências (seção 1, n. 142, pp. 21005-21011). Brasília, DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil.
  • Material em meio eletrônico - Norsys Software Corp. (2008). Norsys netica: bayesian networks graphical application. Recuperado em 22 de setembro de 2008, de http://www.norsys.com/netica.html

Submissão de artigos

Os artigos devem ser submetidos pelo novo sistema de submissão Submit, que pode ser acessado pelo endereço: http://gp.submitcentral.com.br